Voltar ao topo.Ver em Libras.

Missão

Visão 2020

Menu principal

Grupo Agrodanieli implanta sistema de benchmarking desenvolvido pela Agri Stats


« Mais recente🔀Categoria:Geral

O objetivo da parceria é ajudar a reduzir custos, ampliando ainda mais a eficiência e lucratividade da empresa.
A Agri Stats, empresa líder mundial no fornecimento de análises e relatórios estatísticos sobre custos de produção para a agroindústria, realizou, em julho, mais uma implantação de seu sistema de benchmarking. A partir de agora, o Grupo Agrodanieli, com sede em Tapejara (RS), está utilizando a ferramenta da Agri Stats em suas duas unidades de abate de frangos.

O sistema de custeio direto, também conhecido como custeio variável, faz parte de um conjunto de técnicas utilizadas para produzir informações gerenciais e auxiliar os gestores na tomada de decisão. As informações que a Agri Stats utiliza para o desenvolvimento dos relatórios são classificadas de acordo com a metodologia e critérios de avaliação desenvolvidos pela consultoria e que permitem que o gestor obtenha informações confiáveis para a tomada de decisão.

"Para garantir o sucesso do sistema de custeio direto é essencial que todas as informações sejam devidamente alocadas. Nesse caso, a empresa participante deve fornecer os dados necessários com a melhor qualidade e precisão possível, o que possibilita a avaliação da operação por meio dos diversos relatórios que a Agri Stats apresenta, facilitando a identificação de oportunidades de melhoria”, explica o analista contábil, William De Liz Tarnowski.

Para o especialista, uma boa gestão de custos faz parte do conjunto de ações que os gestores devem desenvolver para garantir a saúde organizacional de suas empresas, já que o preço final de comercialização de um produto depende do valor investido para sua produção. "Quando a gestão de custos não é eficaz, a empresa estabelece valores inadequados para seus produtos se comparados ao mercado. Assim, ela prejudica a margem de lucro, volumes de vendas e até mesmo a administração geral do negócio. Por isso, a necessidade da implantação do sistema de custeio”, comenta Tarnowski.

O sistema de custeio desenvolvido pela Agri Stats foi o ponto de partida para o fornecimento do serviço de benchmarking que consiste em aprender com outras empresas, observando as práticas e resultados que elas estão alcançando. "É um trabalho de grande intensidade que requer tempo e disciplina, além de respeito à confidencialidade dos participantes. A metodologia utilizada não permite a identificação das empresas envolvidas e os rankings são frequentemente alterados”, aponta o analista contábil.

No caso da Agrodanieli, a ferramenta foi adaptada às necessidades da empresa e engloba toda a cadeia produtiva, abrangendo as matrizes, fábrica de rações, incubatório, frango de corte, abate e processamento das aves. "Nosso objetivo é que a Agrodanieli, que possui mais de 25 anos de atuação no mercado, obtenha ainda mais eficiência e lucratividade através da redução de custos em suas operações”, explica Tarnowski.

Segundo ele, durante o período de implantação do sistema, são coletadas informações que permitem que a empresa compare sua eficiência com a de outros players do mercado. "Nós utilizamos informações de natureza econômica e não econômica enviadas pelo cliente com periodicidades diferentes, como, por exemplo, demonstrativos de gastos, quadro ideal de funcionários, horas trabalhadas por departamento, volume de produção por produto”, explica.

De acordo com o especialista, o sistema de benchmarking da Agri Stats pode ser aplicado a qualquer processo e é relevante para todas as organizações, tendo em vista de que se trata de um instrumento que contribui para a melhora do desempenho da empresa. Os dados e informações que a consultoria utiliza para a elaboração dos relatórios foram desenvolvidos a partir da expertise conquistada ao longo dos últimos 30 anos.

Para a diretora e sócia da Agrodanieli, Jovania Danieli, o método de benchmarking utilizado pela Agri Stats, possibilitou uma avaliação maior dos processos da empresa. "Comparamos informações de custos, produtividade e qualidade com outras companhias do setor, gerando um fluxo de melhoria constante para os processos da Agrodanieli. Os trabalhos da Agri Stats vão além do fornecimento dessas informações comparativas. A equipe qualificada nos auxilia na identificação das oportunidades presentes em seus livros de forma direta e imparcial", comenta.
🛈ImprimirReportar erroTags:informações, empresa, agri, stats, sistema, custos, custeio e agrodanieli655 palavras10 min. para ler


Fonte:/www.opresenterural.com.br